quinta-feira

Este texto já é velhinho, mas caramba, até hoje nada mudou, continuo a ser chamada de Snob!!!! Ainda bem!

Houve alguém um dia, várias vezes, me chamou Snob. Eu pergunto-me.... É assim tão repugnante gostar de beber café numa chávena de China Bone Inglesa? Não é a mesma coisa que beber uma imperialucha fresquinha num copo fininho muito gelado? O que muda é o café ou a Imperial? O copo ou a chávena? Não percebo, o conceito é o mesmo.

A minha musica favorita é musica clássica, contudo não gosto de Mozart, (a não ser o Requiem) Prokoviev faz-me doer os ouvidos. Mas venham as Grandes Divas do Blues, Madre Deus, Rodrigo Leão a Solo, Pedro Abrunhosa, Gotan Project, as músicas tradicionais do nosso pais, as reminiscências celtas dos Pauliteiros, os Cantares Alentejanos, tragam Queen (nem se atrevam.....) Meat Loaf (não quero saber, gosto e pronto), Maryln Manson (e depois?), Riuychi Sakamoto, JesúsAlemany & Alfredo Rodriguez, AC/DC, Arvo Pärt, Portishead, Ramstein, Hans Zimmer, Andrew Lloyd Webber, oiço, gosto, está feito!!! Mas o facto de gostar de Puccinni faz de mim, uma Snob. Porquê?

Gosto de comer em mesa posta, de guardanapo de pano. Mas até hoje o meu jantar “inesquecível”, mais .... falta-me as palavras... porque não há palavras que o possam descrever, foi sentada num canto de jardim, perto de um lago fantástico, onde o luar descia o lençol de prata pela àgua, quase a tocar-me os pés, onde bebi pela lata, comi com as mãos, num prato de plástico! Não percebo! Snob... Asneiras e piadas brejeiras, fora de contexto, confesso que não gosto. Multidões apertadas, cotoveladas, suores e afins, também não gosto, mas todos os anos faço a feira da Golegã, atascada de lama e bosta de cavalo, onde se bebe àgua-pé e abafado, come-se o que há, e é melhor não saber o que está dentro do pão. Onde é que o conceito de Snob encaixa?

Erotismo, sem dúvida! Pornografia? Nem pensar! Jogos de Sedução? Com certeza! Engates de mau gosto? Haja pachorra..... Mas será Snobismo gostar de andar de mãos dadas, usar ligas e rendas? perder tempo a acender uma vela, fazer jantar antes de ... "comer"? Sexo imediato? Sempre, não, por favor.

Sempre respeitei as diferenças, tem que haver gostos para tudo, faz parte da diversidade humana, mas não consigo ser diplomata o suficiente para dizer que gosto, quando simplesmente não gosto. É isso que é ser Snob? Então talvez eu seja snob, muito mesmo.

4 comentários:

Miguel Gomes disse...

as diferenças são o comum de todos nós, diferentes.

Anônimo disse...

Que importa o rótulo? Fica para quem o cola. Loyo

Manuel Veiga disse...

tens razão - cada um come do que gosta, como gosta ... conforme as circunstâncias...

... e haja Estética!

beijo

*** Cris *** disse...

Belíssimo texto, se encaixa direitinho nos nossos dias. Bjs!